SEGUNDA, 14/05/2018, 19:38

Mais de 40 dias sem chuva e produtores de milho angustiados

Lavoura do grão vive situação delicada e já registra perdas. Agrometeorologista afirma que chuva deve chegar nessa quarta-feira a Londrina e região.

Um longo período de estiagem. Já são 44 dias sem chuva em Londrina e outros municípios da região. E pra quem estava aguardando com ansiedade a boa notícia, como os produtores de milho, ela está chegando. De acordo com a agrometeorologista do Iapar, Heverly Moraes, pode chover já nesta terça-feira, mas apenas em alguns pontos e em pequena quantidade.

Segundo a agrometeorologista, chuva pra valer, só mesmo na quarta-feira e ela deve durar até o fim de semana. Deve chover em torno de 60 mm nos quatro dias de chuva.

Heverly Moraes afirma que com a chegada das chuvas, o déficit de água no solo da região, que hoje gira em torno de 90mm, deve cair um pouco.

A agrometeorologista ressalta a angústia que vivem os produtores de milho da região. Heverly Moraes diz que a situação é bastante delicada e que muitas lavouras, principalmente as semeadas no início de março, já registram perdas.

Heverly Moraes explica que a falta de água nessa fase da lavoura de milho prejudica principalmente o crescimento dos grãos e da espiga. Quem também sofre com a estiagem dos últimos 44 dias são os produtores de trigo, que aguardam a chegada da chuva para iniciar o plantio.

A agrometeorologista explica que o atraso na semeadura do trigo pode prejudicar a lavoura, já que as geadas atrapalham o crescimento do grão. Outro problema com a alteração no regime de chuvas é o excesso dela na época da colheita do trigo.

Comentários