SEGUNDA, 05/10/2020, 06:00

Mais de 60% dos paranaenses querem presentear neste Dia das Crianças

Pesquisa da Fecomércio revela, ainda, aumento no valor que o consumidor pretende gastar por presente, além da preferência pelas compras via internet

Uma pesquisa realizada pela Fecomércio nos últimos dias ajudou a aumentar o otimismo do comerciante paranaense em relação às vendas do Dia das Crianças. De acordo com o levamento, 61% dos consumidores paranaenses pretendem comprar presentes visando a data comemorativa. Apesar de ficar abaixo do índice do ano passado, quando 68% das pessoas responderam que iriam gastar no Dia das Crianças, o resultado da pesquisa é considerado positivo, principalmente quando se é levada em conta a crise econômica ocasionada pela pandemia de coronavírus e a intenção do consumidor de presentear três ou mais crianças. Outro dado importante do levantamento envolve o valor que o consumidor pretende gastar por presente: R$ 111,99, 24% maior que os R$ 90,33 gastos pelo consumidor em 2019, conforme destacou o diretor da Fecomércio Paraná, Rodrigo Rosalem.

O cenário diferenciado em meio à pandemia também deve fazer com que mais consumidores procurem a internet para a realizar as compras. O índice subiu dos 4,4% registrados no ano passado para 21,7% em 2020. Apesar disso, a preferência continua sendo pelas lojas preferenciais, que, conforme a pesquisa, devem receber 55,7% do movimento de consumidores.

Na hora de agradar os pequenos, a aposta principal continua sendo os brinquedos, com 64,2%, seguidos pelos jogos educativos, com 34,4%; as roupas e sapatos, com 28%; os artigos de papelaria, com 16,8%; e os jogos eletrônicos, com 10,4%. O diretor da Fecomércio destaca a importância de datas comemorativas, como a Dia das Crianças, para aumentar o fôlego dos comerciantes diante de tantas dificuldades impostas pela pandemia de coronavírus.

Por Guilherme Batista

Comentários