SáBADO, 21/03/2020, 07:35

Mais de um milhão de moradores de cidades da região entram em quarentena voluntária a partir desta segunda-feira

Pelo menos vinte municípios seguiram caminho traçado por Londrina e decretaram fechamento total do comércio.

O início da semana deve ser de quarentena voluntária para mais de um milhão de moradores da região norte do estado. Mais de vinte cidades seguiram o mesmo caminho de Londrina e decretaram o fechamento total do comércio a partir desta segunda-feira. Em todos os casos, a paralisação das atividades vale por duas semanas, podendo ser prorrogada ao final pelo mesmo período.

Só poderão continuar funcionando estabelecimentos considerados essenciais, como supermercados, farmácias, funerárias e postos de combustíveis.

Os decretos foram baixados, em sua maioria, na sexta-feira. Entre as cidades que determinaram o fechamento das lojas, estão: Apucarana, com 108 mil habitantes; Cambé, com 106 mil; Arapongas, com 104 mil; Rolândia, com 64 mil; Ibiporã, com 52 mil; Cornélio Procópio, com 48 mil; e Santo Antônio da Platina, com 45 mil moradores.

O prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hanouche, fez o anúncio na sexta à tarde em uma live no Facebook. Ele destaca que é preciso tomar as providências agora, quando a cidade ainda não tem casos da doença, do que esperar e ver a rede pública sofrer as consequências em breve.

Em Santo Antônio da Platina, o anúncio foi feito pelo prefeito em exercício Chico Aramon, que orientou os moradores da cidade, principalmente os mais velhos, a ficarem em casa durante o período de quarentena.

Em Londrina, além dos estabelecimentos já citados pela reportagem, também vão poder funcionar padarias e quitandas de bairro, agências bancárias, revendas de gás e petshops com atendimento veterinário e venda de ração, além do serviço de delivery em bares e restaurantes.

Até a noite desta sexta-feira, nenhuma cidade da região tinha registros de coronavírus, com a exceção de Londrina, que computa três casos confirmados e doze suspeitos da doença.

Por Guilherme Batista

Comentários