SEXTA, 15/02/2019, 12:14

Mais um caso de Febre Amarela confirmado no Paraná

Um homem de 35 anos foi infectado na cidade de Campina Grande do Sul, que fica na Região Metropolitana de Curitiba. Essa é a quarta pessoa com a doença no estado, os casos anteriores aconteceram em Antonina, embora a Secretaria de Saúde acredite que o local de infecção tenha sido Guaraqueçaba e os outros dois foram em Adrianópolis.

O número de notificações teve um salto grande, passando de 38 para 115. Desse total, 43 foram descartados e 68 estão sendo investigados. O indício mais forte para a proliferação da Febre Amarela no estado se da pela recente morte de macacos, que já ocorreu em 34 municípios, porém o único caso confirmado de presença do vírus se encontra em Antonina.

Apesar do foco só ter sido confirmado em uma cidade, a Secretaria de Saúde do estado indicou que os todos os cidadãos paranaenses, de 9 meses a 59 anos, tomem a vacina, que é o único meio de prevenção contra a doença, levando10 dias para fazer efeito. Além disso, outros cuidados devem ser tomados, como: utilizar repelente, calças e camisas compridas.

As orientações devem ser cumpridas com mais rigor por idosos com mais de 60 anos, gestantes e mães em períodos de amamentação, já que essa parcela da população não pode ser vacinada.

Todas as 22 Regionais de Saúde do Paraná receberam doses da vacina, que foram repassadas aos 399 municípios do estado.

Sintomas da febre amarela:

febre alta de início súbito;

associada a dor de cabeça;

 calafrios;náuseas;

 vômitos;

dor no corpo;

 dor abdominal.
 

Por Pauta CBN

Comentários