SEXTA, 01/04/2022, 18:19

Março de chuvas regulares e acima da média em todo o Paraná

Levantamento em 11 estações meteorológicas do Simepar revelou que o índice pluviométrico em todas elas ficou acima da média histórica do mês. Em Londrina, o aumento passou de 150%.

Um março de muita chuva em todo o Paraná. O levantamento feito pelo Simepar em 11 estações meteorológicas espalhadas pelo Estado revelou que em todas o índice pluviométrico ficou acima da média histórica para o mês. Em Maringá, por exemplo, choveu 200% a mais em março. Em Londrina, o aumento ficou acima dos 150%.

Cenário bem diferente do que o do mesmo período do ano passado. Março de 2021 foi de chuvas irregulares em todo o Estado, com a maioria das cidades fechando o mês com precipitações abaixo do esperado. Com o fim da estiagem, o Paraná sai de uma longa crise e de dois anos em situação de calamidade hídrica.

O meteorologista Fernando Mendes, do Simepar, diz que foi um março de recuperação do déficit hídrico acumulado nos meses anteriores. Com um volume de chuvas muito significativo em todo o Paraná, com destaque aqui para a região Norte, para o extremo Oeste e o Sul do estado.

Chuvas acima da média também em Curitiba. Em março, a Capital registrou mais de 203 mm. Quase o dobro do volume de março do ano passado, que ficou em apenas 107 mm. Com isso, o nível dos reservatórios do Sistema de Abastecimento de Água Integrado de Curitiba, segundo a Sanepar, chegou perto de 87%.

Os dados do Simepar mostram, ainda que em Francisco Beltrão choveu pouco mais de 244 mm, 37% acima da média histórica. Em Campo Mourão, foram 196 mm, 38% acima, e em Guaratuba foram quase 399 mm, ou 41% a mais que o previsto.

A previsão para abril, segundo o Simepar, é de instabilidade, com a queda gradativa das temperaturas nessas primeiras semanas do outono. Uma nova frente fria tem previsão de

chegada aqui à Região Sul na próxima semana e deve trazer temporais em algumas regiões. As chuvas de abril devem ficar dentro da média histórica.

Comentários