TERCA, 15/03/2022, 16:50

Março é um período que aumenta a incidência de raios no norte do Paraná

Crea-PR recomenda contratação de engenheiro eletricista para instalação de Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas

Somente em 2021, mais de 66 milhões de raio caíram no Brasil.  Segundo o Inpe, a região Norte do Paraná é uma das mais atingidas por descargas. A incidência fica entre 5 a 16 raios por quilômetro quadrado; São 4,97 descargas por km²/ano em Londrina, por exemplo

Para minimizar os impactos ocasionados pelas descargas atmosféricas e proteger as edificações (residências, edifícios comerciais e industriais) é necessária a utilização dos Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), popularmente chamado de para-raios.

De acordo com o Engenheiro Eletricista e presidente Comunidade dos Engenheiros Eletricistas do Paraná (CEEP), entidade parceira do Crea-PR, José Fernando Garla, a densidade de queda de raios no Brasil está cada vez maior devido às mudanças climáticas.  Por isso, é importante contratar um profissional qualificado para projetar, instalar e inspecionar um sistema de SPDA instalado em qualquer tipo de estrutura.  A revisão dos equipamentos precisa ser anual.

Há uma orientação também para os donos das plantas industriais e de síndicos de prédios para buscarem profissionais habilitados. Segundo o engenheiro elétrico, toda edificação precisa estar de acordo com uma norma nacional.

Por Guilherme Marconi

Comentários