SEXTA, 23/11/2018, 19:06

Médicos cubanos trabalham em Londrina até o dia 30

Os 10 novos profissionais do Programa Mais Médicos começam a atender nos postos de saúde no dia 3 de dezembro.

Dois médicos cubanos, vinculados ao Programa Mais Médicos já foram embora. Oito trabalham em Londrina até o dia 30. Segundo o secretário municipal de saúde, Felipe Machado, depois de vários desencontros de informações, está definido que o atendimento não vai ficar comprometido. A expectativa é que os novos profissionais contratados pelo Ministério da Saúde comecem a atender nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no dia 3 de dezembro.

Um balanço atualizado do Ministério da Saúde aponta que 92% das vagas do novo Edital do Programa Mais Médicos já foram preenchidas. Até o final da tarde de sexta-feira, eram 25.901 inscritos com registro (CRM) no Brasil. Desse total, 17.519 foram efetivadas e 7.871 profissionais já estão alocados no município para atuação imediata. Na apresentação ao município, que vai até 14 de dezembro, o médico deve entregar todos os documentos exigidos no edital. Até o momento, 27 médicos já se apresentaram nas unidades básicas.
Em Londrina, segundo o secretário, as dez vagas já foram preenchidas. Três médicos já levarama documentação e sete devem se apresentar nesta segunda-feira.

Os profissionais começaram a deixar o Brasil depois da decisão de impor novas exigências aos profissionais cubanos, vinculados ao Programa Mais Médicos. O país rompeu a parceria com o Brasil por não aceitar as declarações do presidente eleito Jair Bolsonaro, que afirmou que os médicos cubanos estão sendo submetidos "praticamente a uma situação de escravidão".

Por Claudia Lima

Comentários