QUARTA, 29/04/2020, 17:46

Mensagem que circula nas redes sociais sobre multas para quem não usar máscara dentro dos carros é falsa

Comandante do 5º Batalhão da PM e secretário de Defesa Social dizem que é mais uma fakenews e que multa só pode ser aplicada se houver previsão na lei para isso.

A mensagem vem circulando pelas redes sociais há alguns dias e, entre outras coisas, diz: Alerta, Guarda Municipal e Policia Militar estão multando quem está dirigindo e quem estiver dentro do carro sem máscara. A multa custa R$ 128,00 reais por pessoa. Todos devem usar máscara dentro do carro! A mensagem afirma ainda que o condutor perderia três pontos na carteira e que a multa valeria para motos também.  E pede que quem puder compartilhe.

O comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, major Villa, afirma que a mensagem é falsa. Mais uma das muitas fakenews que têm circulado pelas redes sociais em tempos de pandemia.

O secretário Municipal de Defesa Social, Pedro Ramos, responsável pela Guarda Municipal de Londrina, lamentou o fato e explica que não existe nenhuma lei específica para essa situação.

De acordo com o secretário, nesse caso, por ser uma questão relativa a trânsito, qualquer penalidade precisaria ser definida por legislação federal, proposta pelo Conselho Nacional de Trânsito, aprovada pela Câmara dos Deputados e Senado e sancionada pelo presidente da República.

A mensagem, cheia de erros gramaticais corrigidos pela reportagem, diz ainda que a informação foi cedida por duas “centrais”, que decidimos não mencionar os nomes.

O material foi repassado ao Núcleo do Gaeco de Londrina que investiga Fakenews.

Comentários