SEGUNDA, 16/04/2018, 19:50

Mesários podem ser convocados por WhatsApp

O teste está sendo feito em Londrina para convocação inicial aos voluntários.

O Cartório Eleitoral de Londrina está testando o WhatsApp como uma nova modalidade para convocação de mesários.

A medida tem o objetivo de diminuir custos e modernizar os contatos com os cidadãos que vão colaborar com o trabalho de organização das eleições de outubro deste ano.

De acordo com o chefe de cartório, Willian Garcia, cada postagem para convocação de mesários custa R$ 6,90 para a Justiça Eleitoral. A utilização do aplicativo para contato direto com o mesário, além de não ter custo, inibe a emissão de papel e ainda torna desnecessária eventual confirmação por ligação telefônica.

Os testes iniciais foram feitos com aproximadamente 200 voluntários que se cadastraram diretamente no site do TRE/PR. Destes, 80% deram um retorno positivo para a Justiça Eleitoral.

Atualmente, 60% das 1.290 vagas para mesários na  Zona Eleitoral de Londrina é composta por voluntários, mas o cartório tem expectativa de que esse percentual aumente até julho, quando a lista de convocados será fechada.

Willian alerta quanto a segurança de informações nas mensagens dos convocados. As convocações somente serão feitas para os eleitores que respondam ao contato da Justiça Eleitoral e concordem com a utilização dessa modalidade.

O site oficial do TER é o www.tre-pr.jus.br. Dúvidas podem ser respondidas pelo telefone 3342-2502, de segunda a sexta-feira do meio dia às 7h da noite.

Por Bruno Carraro

Comentários