QUARTA, 15/04/2020, 18:17

Mesmo com pandemia e redução das declarações enviadas, delegado da Receita Federal diz que números surpreendem e que prazo de entrega não deve ser prorrogado de novo

Aqui na região, quase 30% dos 286 mil contribuintes já acertaram as contas com o Leão.

Em todo o Estado já foram entregues pouco mais de 640 mil declarações. O número corresponde a quase 31% dos mais de 2 milhões de contribuintes paranaenses obrigados a prestar contas com o Leão esse ano.

Aqui na região de Londrina, a delegacia da Receita Federal já recebeu 82 mil declarações, quase 30% do total de 286 mil. O delegado adjunto da Receita Federal em Londrina, David Oliveira, diz que, apesar da pandemia e de estarem aproximadamente 8% abaixo da quantidade enviada no mesmo período do ano passado, os números superaram a expectativa inicial do órgão.

O delegado da Receita acredita que muitos contribuintes que têm apenas uma fonte de renda e fazem a declaração sem a assessoria de contadores, por exemplo, têm aproveitado a quarentena para acertar as contas com o Leão.

Davi Oliveira diz ainda que a entrega de declarações tem aumentado cerca de 0,5% todos os dias. Em relação ao prazo final para acertar as contas com a Receita Federal, que foi prorrogado por dois meses, de 30 de abril para 30 de junho, Oliveira afirma que ele deve ser mantido.

Sobre a regularização de CPFs para o recebimento do auxílio emergencial por informais e autônomos, o delegado adjunto da Receita Federal diz que logo nos primeiros dias após o anúncio da medida pelo Governo Federal chegou a haver fila em frente à agência da Receita aqui na cidade.

Davi Oliveira afirma que a situação já foi normalizada, principalmente por conta da exclusão das pendências com a Justiça Eleitoral para a regularização do CPF.

O delegado da Receita Federal diz que quem ainda estiver com dificuldade para regularizar o CPF pode enviar um e-mail para atendimentorfb.09@rfb.gov.br, com uma foto do RG ou CNH, do título de eleitor, além de um comprovante de endereço e uma selfie da pessoa segurando o documento de identificação.

Davi Oliveira diz ainda que apenas em casos excepcionais os atendimentos estão sendo feitos na sede da Receita Federal, sempre com agendamento para evitar filas e aglomerações.

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