QUARTA, 19/07/2017, 19:03

Ministério Público cobra do governo do estado a construção de 14 penitenciárias no Paraná

O tema foi abordado na primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública do Paraná que reúne diversos representantes do setor.

O Ministério Público do Paraná depois de muito cobrar conseguiu junto com outras entidades e órgãos que representam a Segurança Pública do Estado iniciar a primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública do Paraná que ocorreu nessa semana em Curitiba. A intenção é que a reunião com todos os segmentos do setor ocorra mensalmente.

De acordo com o promotor de justiça André Glitz, agora a cobrança é para construção de novas penitenciárias a fim de liberar as delegacias superlotadas. No entendimento do MP delegacias superlotadas são problemas sérios de segurança pública e não há processo de resocialização de detentos e de justiça. A intenção é assinatura por parte do governo do estado a um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC se comprometendo a construir ao menos 14 penitenciárias no estado.

Ainda de acordo com o promotor de justiça essa demanda é antiga, desde 2011 o decreto do governo do estado era que o Gabinete de Gestão ocorresse, mas como não foi cumprido o MP interferiu.  

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Paraná - SESP, a primeira reunião foi de apresentação e que a manifestação às demandas vai ser possível a partir da próxima reunião, prevista para ocorrer no final de agosto.

Comentários