SEXTA, 19/11/2021, 10:00

Ministério Público lança protocolo para agilizar atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência em Cornélio Procópio

Iniciativa, fechada em parceria com outras diversas entidades, tem o objetivo de otimizar a rede de proteção e, ao mesmo tempo, preservar a integridade física e psicológica das vítimas.

O Ministério Público (MP) firmou uma portaria conjunta para agilizar o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência em Cornélio Procópio, no norte do Paraná. Assinam o protocolo a 1ª e a 2ª promotorias de Justiça da comarca, as Varas Criminais e da Infância e Juventude, e a Defensoria Pública estadual. O firmamento da parceria foi divulgado pela assessoria do MP nesta quinta-feira (18).

O objetivo da portaria, de acordo com o órgão, é otimizar e orientar todos os envolvidos nesse atendimento, desde a rede de proteção até os órgãos de acolhimento, de modo a, simultaneamente, preservar as vítimas e colher os elementos necessários para a elucidação dos casos.

A portaria especifica o passo a passo do atendimento, desde a identificação de um possível crime com violência no qual conste como vítima ou testemunha uma pessoa que tenha menos de 18 anos de idade. O fluxo de atendimento foi elaborado com orientações que buscam agilizar os procedimentos (como nos casos em que seja necessária perícia), e evitar a revitimização, a exposição e o constrangimento desnecessários da criança ou adolescente envolvido.

O promotor José Paulo Montesino da Silva, que assina a portaria, explica como a rede de proteção vai passar a funcionar a partir de agora.

Com informações da assessoria do Ministério Público.
 

Por Guilherme Batista

Comentários