SEGUNDA, 28/05/2018, 06:10

Ministério Público ouve contribuintes que tiveram dados alterados por servidores municipais presos

No total, são mais de 50 pessoas beneficiadas de forma irregular. Algumas tiveram o IPTU anulado e outras pagaram menos imposto.

Os contribuintes de Londrina, que teriam sido beneficiados de forma indevida, com isenção ou diminuição do valor do IPTU estão sendo ouvidos pelo Ministério Público. O promotor Leandro Antunes destaca que essa nova fase da Operação Password quer saber quem são as pessoas que tiveram os dados alterados no sistema da secretaria municipal de fazenda. Mais de 50 pessoas devem ser ouvidas até esta semana.

Os depoimentos começaram na sexta-feira, quando foram convocados pelo MP, 23 contribuintes que tiveram dívidas anuladas desde 2016, de maneira irregular pelos servidores que estão sendo investigados. São eles: Claudinei Sisner, Marcos Modesto, Paula Souza e a ex-estagiária Camila Azarias. Todos estão presos de forma temporária.

O promotor explica que na lista de irregularidades praticadas pelos acusados estão: o cancelamento de dívidas (de até 10 anos); alteração de cadastro imobiliário, passando um imóvel de particular para público com a finalidade de ter a isenção do imposto; mudança na metragem de imóveis e diminuição de valores.

Segundo o Ministério Público, até o momento, foi identificado o prejuízo de R$ 700 mil aos cofres públicos.

Por Claudia Lima

Comentários