TERCA, 16/10/2018, 11:52

Ministério Público pede na justiça, que Luiz Abi Antoun apresente nova data de retorno ao Brasil e cópia das passagens

Ele não compareceu ao interrogatório da Operação Publicano alegando problemas de saúde. O atestado foi emitido por um médico do Líbano

Luiz Abi Antoun não compareceu ao interrogatório marcado para esta segunda-feira, na 3ª Vara Criminal de Londrina. Ele seria ouvido pelo juiz Juliano Nanúncio, responsável pela Operação Publicano 2. Como justificativa pela falta, ele apresentou um atestado médico. O empresário está no Líbano desde o mês passado. A viagem foi autorizada pela justiça na condição que ele voltaria para o Brasil no dia 6 de outubro para participar dessa audiência. O que não aconteceu.

O promotor do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Leandro Antunes diz que o Ministério Público já entrou com um pedido na justiça, para que o advogado informe a data do retorno de Abi, juntamente com a cópia da passagem. Caso contrário, o MP pode entrar com uma ação pedindo a decretação da prisão dele.

Luiz Abi não é considerado foragido pela polícia. Antunes destaca ainda que, o empresário, apesar de ter viajado com autorização judicial, pode estar desrespeitando algumas medidas cautelares impostas a ele, como se apresentar pessoalmente à justiça a cada 15 dias.  

Ele é acusado de compor um grupo criminoso que agia dentro da Receita Estadual de Londrina. Segundo a denúncia apresentada pelo Ministério Público, ele fazia a ponte entre os empresários e os agentes públicos, para arrecadar dinheiro para campanha política do primo, o ex-governador Beto Richa. 

Nesta segunda-feira, foram ouvidos quatro réus na Operação Publicano 2. Todos são auditores fiscais da Receita Estadual. Segundo o promotor, as audiências começaram em agosto e terminam no dia 31 de outubro.

O advogado de Luiz Abi Antoun, Amarildo Firmino garante que o cliente dele voltará ao Brasil assim que tiver condições de saúde. Ainda de acordo com a defesa, ele está sob cuidados médicos desde o dia da viagem.

Por Claudia Lima

Comentários