QUARTA, 13/02/2019, 19:36

Ministério Público recomenda saída de comissionados em cargos de chefia na Guarda Municipal

Prefeitura de Londrina promete acatar pedido para substituição de indicações políticas por concursados nos cargos de diretor administrativo e corregedor

A 4ª Promotoria do Patrimônio Público de Londrina do Ministério Público emitiu uma recomendação administrativa à Prefeitura de Londrina exigindo a substituição de cargos comissionados por servidores de carreira. Hoje o corregedor da Guarda Municipal, Manoel Pedro dos Santos e o diretor administrativo da Secretaria de Defesa Social, Valdir Roque de Lima, são indicações políticas feitas pelo prefeito Marcelo Belinati (PP).

O pedido foi assinado pela promotora de Justiça, Sandra Kogh, com base na lei federal 13022/2014. A irregularidade foi constatada ao verificar uma denúncia de adequação de pessoal no quadro da Guarda Municipal.

De acordo com o Procurador-Geral do Município, João Luiz Esteves, o prefeito não irá recorrer da decisão e deve atender a recomendação.  Esteves diz que independente da interpretação da lei, a determinação de Belinati é para que se cumpra o proposto pela promotoria.

Com a decisão, os dois comissionados devem deixar os cargos em até 10 dias. Os nomes dos servidores de carreira que irão ocupar as vagas de corregedor e diretor administrativo ainda não foram divulgados pela Secretaria de Defesa Social.

Por Guilherme Marconi

Comentários