SEXTA, 28/04/2017, 19:00

Ministro da Justiça diz que a greve geral não atingiu o objetivo

Para Osmar Serraglio, as manifestações não devem interferir na votação das reformas trabalhista e da previdenciária.

O ministro da Justiça, Osmar Serraglio, diz que o governo federal avalia que as manifestações, protestos e greve não atingiram o objetivo. Ele disse que o movimento não atingiu a maioria dos brasileiros. Na opinião do ministro, essa ações não devem interferir na votação das reformas trabalhista e previdenciária.

O ministro reforça que os movimentos desta sexta-feira vão fortalecer a tomada da decisão do governo.

Em Londrina, 100% da frota de ônibus amanheceu parada. O transporte coletivo só voltou ao normal após o meio-dia. O trânsito ficou mais intenso durante o dia, devido a falta de circulação de ônibus na cidade. Segundo o Sindicato dos Bancários de Londrina, 13 agências centrais (de bancos privados e públicos) não abriram nesta sexta-feira. As agências de bairros abriram normalmente. As lojas do comércio também funcionaram, até porque a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) emitiu uma nota dizendo que não apoia a greve geral. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Londrina também não apoia o movimento grevista. Pelo menos 10 escolas municipais tiveram aulas, segundo a prefeitura. A Secretaria Municipal de Educação deixou a critério das escolas a decisão de parar ou não. Quem não trabalhou hoje, tem que repor a aula depois. Não teve aula em nenhuma escola estadual. Os hospitais estaduais: zona norte, zona sul e de clínicas (da UEL) atenderam apenas casos de urgência e emergência com 30% dos funcionários. As cirurgias e consultas eletivas foram remarcadas. Sem aula e expediente na Universidade Estadual de Londrina nesta sexta-feira.

Um manifesto marcou o encontro de mais de 25 sindicatos de Londrina e região em frente ao terminal central no meio da manhã. Em seguida, eles fizeram uma passeata que terminou no calçadão.

Por Claudia Lima

Comentários