TERCA, 09/03/2021, 19:37

Missas presenciais voltam a ser celebradas nesta quarta-feira, em Londrina, com capacidade limitada e medidas de proteção

De acordo com arcebispo de Londrina, apoio da comunidade é essencial para que celebrações continuem sendo realizadas.

Há quase duas semanas sem a presença de fiéis nas cerimônias, a Igreja Católica vai retomar as celebrações presenciais nesta quarta-feira (10). O decreto estadual em vigor manteve as medidas adotadas para cultos religiosos, que permite a realização das cerimônias com 15% da capacidade dos espaços.

Entre as orientações divulgadas pela Arquidiocese de Londrina está o distanciamento de 1,5m entre os frequentadores, uso obrigatório de máscara de proteção e encerramento das celebrações até 19h30. A nota ainda recomenda que os presentes evitem se aproximar um dos outros após as missas.

Em entrevista ao CBN Londrina 1ª Edição, o arcebispo Dom Geremias Steinmetz diz que a reabertura é um pedido da comunidade, mas que conta com o apoio dos fiéis para o cumprimento das medidas de prevenção à Covid-19.

Ele explica que algumas paróquias já realizam o agendamento para participar presencialmente das celebrações. Segundo o arcebispo, a medida pode continuar sendo adotada, assim como destaca a importância do controle da capacidade dos espaços.

E pede ainda pela compreensão da comunidade diante das restrições. Dom Geremias Steinmetz alerta que caso as medidas não sejam respeitadas, pode haver nova suspensão das cerimônias presenciais.

O arcebispo também aponta para a possibilidade de ampliação do número de celebrações para atender à demanda da comunidade. Algo que, segundo ele, já vinha sendo feito por algumas paróquias da arquidiocese de Londrina.

Apesar do retorno de missas presenciais, reuniões pastorais, grupos e movimentos continuam suspensos. O atendimento individual com padre continua permitido. Já casamentos e batizados podem ser realizados, contanto que sejam seguidas as orientações apresentadas.

Por Victor Assis

Comentários