SEGUNDA, 03/07/2017, 19:30

Moradores de projetos do “Minha Casa, Minha Vida” participam de programa de capacitação profissional

Além de fortalecer a união dos vizinhos em associações de moradores, projeto da Cohab busca formar trabalhadores e gerar renda para os participantes do programa.

Fomentar a cidadania, a participação nas questões que envolvam a comunidade e a geração de renda com diversos cursos de formação profissional, do corte e costura à informática, passando pela culinária e pela construção civil. Esse trabalho faz parte do programa “Minha Casa, Minha Vida” e aqui em Londrina é realizado pela Cohab. Segundo a assistente social da Cohab, Edna Braun, os cursos são definidos de acordo com a demanda de cada local. Em tempos de crise, o desemprego ou o trabalho informal são quase que uma regra entre os participantes. Outro aspecto é a baixa formação.

Uma das obras do “Minha Casa, Minha Vida” que já recebeu o projeto foi o Residencial Nova Esperança, na região sul. Na semana passada, dezenas de moradores participaram de uma solenidade de formatura e entrega de certificados. O trabalho durou seis meses e também foi feito com os moradores de outros quatro projetos: o Residencial Portal dos Pioneiros, Residencial Abussafe, Morada dos Pioneiros e Jardim Jerônimo Nogueira. A assistente social explica que a ideia é fortalecer a comunidade e as associações de moradores.

As atividades e o treinamento não têm nenhum custo e são financiadas com recursos do programa Minha Casa Minha Vida, que destina 1,5% do valor do empreendimento para o trabalho social com as famílias. Apesar de ser grátis e ainda mediar o acesso ao mercado de trabalho, Edna Braun, ressalta que uma das dificuldades do projeto é a participação das pessoas. 

Em breve, o projeto deve chegar às 2.700 famílias do Residencial Vista Bela, na região norte, que está em fase de licitação.

Comentários