QUARTA, 11/07/2018, 10:35

Moradores do Jardim Higienópolis comemoram a aprovação do projeto de Lei que restringe o consumo de bebidas alcóolicas em ruas e praças da cidade

A votação foi aplaudida,  mas eles garantem que vão cobrar fiscalização rigorosa

A discussão se estendeu por boa parte da sessão nesta terça-feira. O assunto polêmico, que restringe o consumo de bebidas alcóolicas em ruas e espaços públicos da cidade, mais uma vez atraiu a presença de vários moradores do Jardim Higienópolis, na região central.

Por dezessete votos favoráveis e duas abstenções, o projeto foi aprovado, para alívio dos moradores. Eles reclamam da sujeira e da baderna nas ruas, principalmente nos finais de semana, quando a concentração de jovens é maior.

O Substitutivo número 2 restringe o consumo de bebidas entre as dez horas da noite e oito horas da manhã. Também ficou definido que num raio de 300 metros das escolas fica proibido o consumo de bebidas alcóolicas em qualquer hora do dia.

A fiscalização vai ser feita pela prefeitura, através de parceria entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar. O Projeto ainda prevê multa de 500 reais para quem for pego desobedecendo a Lei.

Os moradores garantem que vão cobrar rigor na fiscalização. Moisés Cardeal, de 77 anos, confia que a situação vai melhorar com a Lei.

Para a diretora do Colégio Estadual José de Anchieta, Jacinta Cavalcanti, a medida vai dar mais segurança aos alunos, na entrada e saída das aulas.

A presidente da Associação dos moradores do Jardim Higienópolis, Tânia Costa também ficou satisfeita com o resultado da sessão.

Para o representante do Executivo, vereador Jairo Tamura, a fiscalização deve começar o mais rápido possível.

Durante pronunciamento Tamura criticou a postura do presidente da Abrasel - Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas e do Sindicato de Bares e Restaurantes de Curitiba, Fábio Aguaio. Ele alega que o projeto é inconstitucional e que será barrado na Justiça.

O Projeto agora segue para sanção do Prefeito.

Por Marta Ortega

Comentários

Publicidade