SEGUNDA, 17/12/2018, 09:39

Motoristas e cobradores participam de assembléias hoje para decidir se entram ou não em greve

A paralisação marcada para esta segunda-feira foi suspensa depois de uma reunião realizada no Ministério Público do Trabalho

O dia de hoje vai ser marcado por assembléias de motoristas e cobradores do transporte coletivo. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londrina (Sinttrol), João Batista não quis adiantar a pauta, para evitar uma pouca participação por parte dos empregados, mas disse que se trata de um acordo feito em reunião com o Ministério Público do Trabalho (MPT) na sexta-feira.

Na semana passada, o presidente afirmou que, as empresas responsáveis pelo transporte coletivo iam ser comunicadas da decisão de indicativo de greve, aprovado em assembléias. Por isso, a contar de quarta-feira, dia 12, a greve começaria 72 horas depois, ou seja, nesta segunda-feira. A principal queixa é com relação ao reajuste salarial. O anúncio foi feito depois que a Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL) disse que não vai participar do processo licitatório, aberto pela CMTU, para contratar a nova empresa que vai assumir o serviço a partir de 19 de janeiro de 2019. A categoria pedia 6% e o sindicato patronal ofereceu 4%. Em decorrência da reunião de sexta-feira e a não comunicação em edital, a greve não aconteceu.

As assembléias marcadas para hoje vão acontecer nos seguintes horários: 9h, 15h e 19h.  

Em Londrina, cerca de 160 mil pessoas usam o transporte público todos os dias. São 400 ônibus que circulam no município diariamente. Caso a categoria entre em greve, pelo menos 280 desses veículos devem permanecer em circulação, principalmente nos horários de pico.

De acordo com a assessoria de imprensa da CMTU, o atual edital conserva todos os postos de trabalho do sistema e a comunicação de greve foi feita na semana passada. Hoje, os ônibus estão circulando normalmente.                   

Por Claudia Lima

Comentários