TERCA, 12/03/2019, 18:51

Movelpar mira no mercado externo para aumentar vendas e sair de vez da crise

Além dos 11 grandes importadores de outros países, tradicional feira de móveis vai receber cerca de 35 mil compradores de todo o Brasil.

A Feira de Móveis do Paraná, a Movelpar 2019, começa na próxima segunda-feira no Expoara, em Arapongas. Esse ano, a expectativa da organização é receber cerca de 35 mil compradores de todos os estados brasileiros e 11 grandes importadores de países como Argentina, Estados Unidos, Canadá, México, Colômbia, e até do Oriente Médio.

Além de visitar os mais de 120 estandes, que representam cerca de 200 marcas, os compradores nacionais e estrangeiros poderão participar de rodadas de negócios para abrir novos mercados, aqui no Brasil ou no exterior.  A presidente do Centro de Eventos Expoara e organizadora da Movelpar, Rosana Belo, destaca a grande participação dos compradores de fora do país esse ano e diz que a exportação é uma possibilidade concreta para o setor expandir suas vendas em um momento em que a economia nacional ainda não se reergueu.

A Movelpar começa na próxima segunda-feira, 18 de março, e vai até a quinta, dia 21, das 12 às 19 horas. Rosana Belo destaca ainda os investimentos feitos no Expoara esse ano, com reformas e ampliações de diversos espaços, além da climatização de todo o Centro de Eventos.

Hoje, o Pólo Moveleiro do Norte do estado tem mais de 800 indústrias, sendo que 172 estão no em Arapongas. De acordo com o Sindicato das Indústrias de Móveis da cidade, são mais de 19 mil empregos diretos e indiretos. 

Irineu Munhoz, presidente da entidade, ressalta a realização, pela primeira vez, do Prêmio de Design. Os projetos foram inscritos pelas próprias indústrias expositoras e os vencedores serão escolhidos durante a Feira.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas destaca ainda a expectativa pelos bons resultados da Feira, em função da melhora, mesmo que discreta, da economia nacional.

De acordo com a Associação Brasileira do Mobiliário, o Brasil tem atualmente 19 mil empresas do de moveis, que geram mais de 265 mil empregos diretos e indiretos, com produção de 438 milhões de peças ao ano e faturamento de quase R$ 70 bilhões. As exportações do setor somam pouco mais de US$ 600 milhões.

Comentários