QUINTA, 27/04/2017, 19:19

Movimento Abril Verde discute prevenção aos acidentes de trabalho

Especialistas se reúnem em Londrina para discutir a segurança e a saúde do trabalhador.

O “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho” é comemorado nesta sexta-feira, 28. A data foi instituída após uma tragédia que matou 78 trabalhadores em uma mina dos Estados Unidos, em 1969. Aqui no Brasil, ela passou a ser celebrada há pouco mais de dez anos. E pra discutir o assunto, o Senai reuniu uma série de especialistas em segurança e saúde no trabalho aqui em Londrina. Ildo Ioris, Superintendente do Seconci, o Serviço Social do sindicato da Indústria da Construção Civil do Norte do Paraná, destaca que o evento faz parte do Movimento “Abril Verde”, campanha nacional de prevenção de acidentes de trabalho. 

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho, em todo o mundo são dois milhões de mortes, por ano, causadas por doenças ocupacionais. Já o número de acidentes de trabalho fatais passa dos 300 mil. Em todo o mundo, a cada 15 segundos, um pessoa morre por conta de uma doença relacionada ao trabalho. E o Brasil é o 4º colocado no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho com quase 4 mil mortes por ano. O Paraná fica em 3.º lugar no país. Segundo Ildo Ioris, o número de acidentes na construção civil aqui do estado vem caindo nos últimos anos.

Pesquisas feitas nos Estados Unidos revelam que para cada dólar investido em promoção da saúde nas empresas, os custos com assistência medica são reduzidos em mais de US$ 3. Esse mesmo dólar diminui ainda os custos com faltas ao trabalho também em quase US$ 3. O Superintendente do Serviço Social do Sinduscon ressalta que os acidentes refletem diretamente nos custos das empresas e na própria renda do trabalhador.

Quem também está com programação intensa nesse Abril Verde é o Sesi. Em parceria com a Associação Brasileira de Qualidade de Vida, a entidade se engajou no Movimento e promoveu uma série de palestras ao longo dessa semana com especialistas em segurança e saúde do trabalhador.

Comentários