TERCA, 10/11/2020, 19:22

Movimentos de defesa dos direitos LGBT propõem termo de compromisso aos candidatos à prefeitura

O objetivo é que eles incluam, em suas agendas, políticas de acolhimento e acesso a serviços públicos para gays, lésbicas e trans.

Dez movimentos ligados à defesa de direitos do público LGBT estão se mobilizando durante a campanha eleitoral para lutar contra o preconceito. Eles querem que os candidatos assinem um termo de compromisso onde estão listadas ações de promoção de cidadania para gays, lésbicas, travestis e trans. Sônia Camargo, do movimento Mães pela Diversidade, acredita que precisa haver uma política que crie ações que combatam a violência contra esse grupo de pessoas.

O articulador do Fórum LGBT de Londrina e região, Vinícius Bueno, disse que os movimentos analisaram os programas dos candidatos e não encontraram propostas que contemplem a diversidade e a liberdade de orientação sexual.

Vinícius lembra que mulheres, idosos, negros e pessoas com deficiência são contemplados na administração municipal com diretorias, assessorias ou conselhos. Mas para o público LGBT, segundo ele, não tem nada. Por isso, eles pedem que os candidatos pensem em políticas de acolhimento e cidadania, em especial para aqueles que vivem marginalizados.

Os movimentos aguardam a assinatura do termo de compromisso contra a LGBTfobia ou propõem que os candidatos gravem um vídeo de 3 minutos, falando de suas propostas para gays, lésbicas, travestis e trans.

Por Livia de Oliveira

Comentários