QUARTA, 19/02/2020, 09:56

Mudança de zoneamento para nova unidade do hospital do Câncer recebe apoio em audiência pública

Área de 27 mil metros quadrados fica na Zona Leste da cidade

Uma audiência pública na Câmara de Vereadores discutiu a doação de um terreno para construção da Unidade de Prevenção e Cuidados Paliativos do Hospital do Câncer de Londrina. A área de 27 mil metros quadrados fica no loteamento Paysage Terra Nova, próximo à Universidade Tecnológica Federal do Paraná, na zona leste da cidade.

O espaço deve abrigar 60 leitos, consultórios de especialidades médicas e equipamentos de diagnóstico precoce. Mas, para que isto vire realidade, um projeto precisa passar pela Câmara, aprovando a doação do terreno da prefeitura para o hospital, e ainda mudando o zoneamento urbano. Como o terreno está localizado em terreno residencial, a famosa ZR3, será preciso transformá-lo em zona comercial, ZC4. E ainda tem mais: como a nova unidade do hospital vai trazer muito movimento para a região, será apresentado um Estudo de Impacto de Vizinhança que apontará as compensações necessárias.

A audiência foi comandada pela Comissão de Justiça, presidida pelo vereador José Roque Neto. Ele avaliou a discussão como positiva e falou da pressa em aprovar o projeto para não ficar travado em meio ao calendário eleitoral.

Em meio à discussão, um entrave chamou a atenção: o Conselho Municipal da Cidade pediu prazo maior para emitir um parecer a respeito da mudança de zoneamento. O pedido de adiamento foi negado pela Câmara, justificando a pressa em aprovar o projeto e a demora na apresentação deste parecer. Um representante do Conselho até foi à audiência pública, mas questionou o pouco tempo para se pronunciar.

O Ippul já emitiu parecer favorável ao projeto, entendendo que a mudança de zoneamento é compatível com o que já existe na vizinhança.

Com a realização da audiência pública, o próximo passo é análise do projeto pela Comissão de Justiça e em seguida pelas demais comissões antes de ser votado em plenário pelos vereadores.

Comentários