SEXTA, 16/04/2021, 19:50

Município autoriza início de obras de infraestrutura no bairro São Rafael II

Mais de 100 famílias serão beneficiadas com pavimentação, iluminação pública e regularização dos terrenos onde vivem.

A prefeitura de Londrina assinou a ordem de serviço para início de obras para instalação de infraestrutura urbana em quatro lotes da Gleba Patrimônio Londrina, região leste da cidade. Com investimento de aproximadamente R$1,8 milhão, o projeto prevê rede de esgoto e drenagem, pavimentação e calçamento, além de iluminação pública.

As melhorias vão possibilitar a criação do bairro do São Rafael II. Em paralelo aos trabalhos, a Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-LD) vai realizar a regularização fundiária do local, garantindo que os moradores recebam o título de escritura registrado em cartório, sem custo algum. O projeto vai atender 107 famílias que há mais de 20 anos moram na localidade.

O presidente da Cohab, Luiz Cândido de Oliveira, considera que a iniciativa é muito importante para Londrina, por proporcionar que a população do bairro tenha acesso à estrutura urbana revitalizada.

Ele acredita que essas intervenções contribuem ainda para certo aquecimento da economia, prevendo que as famílias podem investir em melhorias nas habitações. Além disso, Cândido destaca que a partir da regularização dos terrenos, os moradores passam a contribuir ativamente com o IPTU social, o que também é positivo para o município.

O presidente da Cohab explica que outros bairros da cidade também estão passando pelo processo de melhorias, como é o caso do jardim Shekinah, na zona norte. Cândido afirma que a perspectiva da Companhia, junto à prefeitura, é de dar continuidade às ações em outros cantos de Londrina, mas que o andamento das ações pode ser lento.

No caso do São Rafael II, ele ainda lembra que os trabalhos de regularização são positivos para toda região que ganha mais segurança e possibilita a integração dos bairros da área.

Cândido destaca que os títulos de escritura concedidos pela Cohab são destinados às famílias do São Rafael II que ocupam a região há mais de duas décadas. Os moradores que se instalaram na região mais recentemente terão a oportunidade regularizar o terreno, mas terão que pagar pela área da terra. Ele afirma que, para essas famílias, a Companhia vai oferecer condições especiais de parcelamento

Com assinatura da ordem de serviço, os trabalhos já podem começar. A execução das obras de infraestrutura no bairro deve levar aproximadamente dez meses para conclusão.

Comentários