TERCA, 17/11/2020, 18:34

Município de Assaí tem renovação total na Câmara e na chefia do executivo

Nenhum vereador se reelegeu. O atual prefeito ficou em terceiro lugar na disputa.

A Câmara Municipal de Assaí tem 9 vereadores. Sete tentaram a reeleição e nenhum conseguiu. O fato é inédito na cidade, que tem 88 anos e pouco mais de 15 mil habitantes. O atual presidente do Legislativo, Amarildo Aparecido Correia, o Amarildão, do PSB, credita a derrota a uma campanha de difamação promovida por adversários políticos e até por colegas de partido. Ele vai completar 8 anos no cargo de vereador e acha que a desaprovação do atual prefeito também contribuiu para a renovação total na Câmara.

O atual prefeito, Acácio Secci, do PPS, ficou e terceiro lugar na disputa pelo executivo, com 24% dos votos. No início do ano ele foi acusado de assédio sexual. Para o cientista político, Mário Lepre, campanhas com muitas brigas, escândalos e nível de stress alto costumam afastar o eleitor e têm repercussão nas urnas.

Lepre avalia que uma renovação de até 50% no quadro do legislativo é saudável. Mas uma renovação total pode trazer efeitos colaterais negativos, afinal, junto com ela vem a falta de experiência para lidar com os processos e responsabilidades da casa.

A vereadora Michelle Morikawa não tentou a reeleição. O vereador Antônio Gavião tentou a vaga de prefeito, em Assaí, e teve apenas 7% dos votos válidos.

Por Livia de Oliveira

Comentários