SEGUNDA, 20/01/2020, 06:50

Município recebe lote da vacina pentavalente após quase três meses sem uma única dose

Vacina começa a ser oferecida nas UBSs nesta segunda-feira, mas devem durar pouco, de acordo com Secretario de Saúde.

Das 45 mil doses de pentavalente enviadas pelo Governo Federal aqui para o Paraná, Londrina ficou com pouco mais de 3.800. Quantidade que deve ser suficiente para pouco mais de 30 dias, já que o Município, segundo a Diretoria de Vigilância em Saúde, precisa entre 3 mil a 3,5 mil doses por mês. As vacinas chegaram à central da Secretaria de Saúde na quinta-feira e no dia seguinte começaram a ser encaminhadas a todas as UBSs da cidade.

A previsão, segundo o secretário Municipal de Saúde, Felippe Machado, é de que a partir de segunda-feira as doses da pentavalente já estejam disponíveis nas unidades de saúde.

Desde novembro, quando as doses da pentavalente acabaram em Londrina, a única alternativa para as crianças nascidas na cidade, cerca de 600 por mês, tem sido tomar a vacina na rede privada. O secretário Municipal de Saúde espera que a regularização dos estoques ocorra o mais rápido possível e diz que as 3.800 doses recebidas agora não devem durar muito.

Segundo a Secretaria Municpal de Saúde, a informação do Governo Federal é de que o envio da pentavalente para todo o país só deva ser regularizado em abril.

Felippe Machado diz que o prejuízo com a falta da vacina é grande e que foram várias tentativas para tentar regularizar a situação, que teve como causa a reprovação de um lote da pentavalente.

A pentavalente é oferecida de graça em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município e protege contra várias doenças, entre elas o tétano, a coqueluche e a hepatite B.

Comentários