QUINTA, 02/01/2020, 19:29

Município reduz alíquota do Imposto sobre Serviços para os setores de entretenimento e lazer

Alteração foi definida a partir de estudo da UTFPR que prevê que Londrina pode até dobrar o número de eventos com a diminuição da alíquota de 5% para 3%.

Com a redução da alíquota do Imposto Sobre Serviços para os setores de diversão e entretenimento, de 5% para 3%, a Prefeitura espera atrair mais eventos culturais e de lazer para a cidade. A mudança já foi sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati, e entre as categorias de serviços beneficiadas com a medida, estão os espetáculos teatrais e circenses, competições esportivas, parques de diversões, concertos, desfiles, exibições de filmes, entrevistas e musicais. Como a Nota Fiscal de Serviços é emitida em meio eletrônico, a alteração da alíquota é feita automaticamente.

Para Bruno Ubiratan, presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina, CODEL, a redução da alíquota coloca Londrina em condições de competir com outras cidades que já atraem muitos eventos. Ubiratan diz a questão era um pedido antigo de diversas entidades e cita o estudo feito pela Prefeitura, em parceria com a UTFPR e o Londrina Convention Bureau, que mostrou que municípios de porte semelhante possuíam uma alíquota menor do ISS do setor, e que isso acabava impactando na atração de eventos para cá.

O levantamento mostrou que, com a redução de dois pontos percentuais na alíquota, a cidade pode até dobrar o número de eventos.

Para Bruno Ubiratan, o aeroporto não chega a ser um problema para Londrina atrair mais eventos, mas destaca a privatização já anunciada do terminal como algo importante e espera um aumento do número de voos, o que, na opinião dele, deve fazer a diferença.

O presidente da CODEL destaca ainda o turismo de negócios, com a realização de seminários e congressos, como uma grande vocação ainda pouco explorada pelo Município.

Comentários