QUARTA, 14/07/2021, 18:35

Municípios da região de Londrina registram queda no número de confirmação da Covid-19

Para secretária de Saúde de Cambé, recuo significativo nas positivações pode amenizar pressão na rede hospitalar.

Com o avanço da vacinação contra o coronavírus no estado, diversas cidades do norte do Paraná vêm observando uma redução consistente na quantidade de diagnósticos positivos nas últimas semanas.

Em Londrina, apesar do leve aumento no último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, a média móvel de confirmações se mantém com índices significativamente abaixo dos números registrados em meses anteriores. O menor patamar foi na última terça-feira, quando a taxa chegou a 112,7.

A tendência de queda também é verificada no município de Cambé. A secretária de Saúde Adriane Bertan afirma que a situação mudou nos últimos dias. Segundo ela, de todos os testes realizados, aproximadamente 20% são positivados para a doença. Anteriormente, este percentual chegava a 60%.

Ela diz que a redução nos diagnósticos positivos é resultado de uma soma de fatores. Além do avanço da vacinação no município, que atualmente atende à faixa etária de 39 anos do público geral, a secretária considera que a população tem respeitado mais as medidas de prevenção à Covid-19.

Adriane Bertan destaca que a queda nas confirmações deve contribuir para desafogar os atendimentos da rede hospitalar, que pode começar a estudar a possibilidade de retomar as cirurgias eletivas.

Na cidade de Ibiporã, em que mais da metade da população apta a ser vacinada contra a Covid, já recebeu pelo menos a primeira dose, o número de casos vem caindo há sete semanas seguidas. Nos primeiros dias de julho, o município apresentou uma redução de mais de 60%, em relação ao pico de confirmações, ainda no mês de maio.

A secretária municipal de Saúde, Leiliane de Jesus, considera que as ações de enfrentamento à pandemia, como o limite de 30% da ocupação em lojas da cidade, são fatores que complementam à imunização e se refletem na queda das positivações. Apesar disso, ela alerta que os cuidados de prevenção ao coronavírus continuam sendo necessários para que este cenário se mantenha.

Atualmente, a vacinação contra a Covid-19 em Ibiporã contempla a população sem comorbidades com 40 anos ou mais. Além disso, outros grupos prioritários também seguem sendo atendidos, como gestantes e puérperas, profissionais da Educação e da Assistência Social, além dos caminhoneiros.

O calendário de aplicação da segunda dose é divulgado pelo site da prefeitura. De acordo com a secretária de Saúde, o município vem recebendo semanalmente novos lotes de vacinas e não há riscos de desabastecimento de imunizantes.

Comentários