QUINTA, 14/03/2019, 19:09

Museu de Arte vai fechar as portas durante os cinco meses de reforma

Secretário de Cultura afirma que segunda parte da obra ainda depende de recursos externos para ser viabilizada.

A previsão é de que essa primeira etapa das obras do Museu de Arte sejam concluídas em mais ou menos 5 meses após a ordem de serviço.  Segundo o secretário de Cultura, Caio Cesaro, quando a reforma for iniciada todas as atividades no espaço serão suspensas, já que o prédio inteiro vai passar por obras. A licitação foi vencida pela Regional Planejamento e Construções Civis e a Prefeitura vai pagar pouco mais de R$ 1,3 milhão pelo serviço.

Como outras concorrentes do edital apresentaram recursos, o secretário de Cultura  explica que agora a licitação entra numa nova etapa, com a análise das demandas das participantes e a tramitação do processo nas secretarias de Gestão Pública e de Obras. A expectativa é de que a reforma deva começar em aproximadamente 60 dias.

Caio Cesaro afirma que, nessa primeira etapa, a reforma do Museu inclui, entre outros pontos, a troca do telhado, reparos no piso, melhorias no sistema hidráulico e pintura do prédio, que há 20 anos não passava por uma revitalização.

De acordo com o secretário de Cultura, a segunda parte da revitalização ainda não tem recursos garantidos e vai depender de verba de fora para ser viabilizada. Cesaro diz que com a reforma, a expectativa é de que o local, que em 2018 viu o movimento crescer 20%, volte a ser um dos principais espaços culturais da cidade.

A obra no Museu de Arte, segundo o secretário, faz parte de um projeto maior da Prefeitura para revitalizar a área central da cidade, que começou com mudanças na Praça Rocha Pombo, e a substituição do telhado da Biblioteca Pública e do Teatro Zaqueu de Melo.

O prédio do Museu de Arte, onde até 1993 funcionava a Rodoviária da cidade, foi projetado pelos arquitetos Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi. Em 1974, o edifício foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Estadual.

Por Marcos Garrido

Comentários

Publicidade