SEGUNDA, 17/06/2019, 06:45

Museu de Rolândia é reaberto para visitação depois de mais de um ano fechado

O acervo agora conta com instalações próprias na antiga estação ferroviária do município.

Foi reaberto na última quarta-feira o Museu Histórico de Rolândia.

Depois de mais de um ano fechado, as novas instalações agora ficam na Avenida Presidente Vargas, na antiga estação ferroviária.  Anteriormente, o museu funcionava na Avenida Presidente Bernardes, ao lado da Igreja Matriz São José, em um local alugado, que foi fechado em 15 de março de 2018 para mudança de endereço e também para catalogação do acervo. Agora, o prédio em que o museu está pertence ao poder público.

Para a turismóloga municipal, Flávia Galbero, a comemoração não é só para a reabertura, mas também pela nova localização, um prédio próprio, que representa a história da cidade, a antiga estação ferroviária.

Hoje o acervo conta com mais de 700 itens expostos. Outras 600 unidades de fitas, DVDs e discos de vinil, 1,6 mil objetos e painéis de artistas plástico e mais de 5 mil fotos. 

Ainda de acordo a turismóloga do município, o museu é importante para a região e resgata a história da cidade.

O valor total das instalações passou de R$ 450 mil.

As obras foram possíveis por meio de um convênio da prefeitura com o Ministério do Turismo, dos recursos mais de R$ 160 mil foram de contrapartida do município.

O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 5h da tarde. Para agendar uma visitação guiada, o telefone é o (43) 3255-5516.

Por Bruno Carraro

Comentários