SEGUNDA, 26/08/2019, 14:30

Mutirão atende cem pessoas com aparelhos auditivos em Londrina

Iniciativa vem pra custear equipamentos para quem não tem condições de pagar por eles. Em alguns casos, espera pela oportunidade de voltar a ouvir durou mais de 40 anos.

Com o novo aparelho já instalado em um dos ouvidos, foi fácil encontrar a Geida com um sorriso gigante no rosto.

A vendedora autônoma foi uma das cerca de cem pessoas com deficiência auditiva que receberam os equipamentos durante o mutirão da Secretaria Municipal de Saúde na manhã desta segunda-feira. A mulher, que precisa lidar com o problema de surdez parcial desde quando tinha dois anos de idade, precisou esperar por mais de 40 anos pela oportunidade de voltar a ouvir com clareza. Ela nunca teve condições de comprar o aparelho auditivo, que custa de três a cinco mil reais nas lojas especializadas, e, se não fosse o mutirão, iria continuar lidando com a situação complicada por mais um bom tempo.

A entrega dos cerca de cem aparelhos deu início à segunda fase do mutirão, que, no ano passado, já tinha atendido cerca de 1.500 pessoas. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, a expectativa é de que, até o final do próximo ano, a iniciativa consiga atender pelo menos 2.500 interessados.

O mutirão é feito em parceria com o Iles, o Instituto Londrinense de Educação de Surdos. Fundadora da entidade, que completa 60 anos em 2019, Rosalina Lopes Franciscão destacou a importância da iniciativa.

Por Guilherme Batista

Comentários