SEGUNDA, 09/03/2020, 06:40

Mutirão da dengue recolheu entulhos no Jd. Nova Esperança no sábado

Além de muito lixo, durante visitas, agentes de endemias encontraram larvas do mosquito transmissor da dengue em vários locais do bairro.

O 8º mutirão da dengue em Londrina foi no Jd. Nova Esperança, zona sul da cidade. Funcionários de várias secretarias municipais trabalharam no sábado vistoriando e retirando entulhos das casas e terrenos baldios. E a quantidade foi surpreendente. Tinha de tudo: sofá, eletrônicos velhos, pneus, portas, janelas, garrafas e outros recipientes. Alguns, inclusive com larvas do mosquito da dengue. A moradora Renata Alves conta que o bairro estava mesmo precisando de uma ação como essa. Ela garante que cuida do quintal de casa, mas critica os vizinhos.

A Ligia de Oliveira mora ao lado de um terreno baldio. Ela afirma que, quase todos os dias, limpa o espaço. Já pediu ajuda dos vizinhos, mas as pessoas continuam jogando lixo. Foi para o caminhão da prefeitura, garrafas de vidro, um sofá e brinquedos de plástico.

Elisangela de Souza contou com a ajuda dos filhos para retirar muito entulho que estava no fundo de casa. Segundo ela, esta foi uma boa oportunidade de destinar, de forma correta, esse material. Mesmo assim, ela garante que cuida dos espaços para evitar água parada e a criação de mosquito da dengue.

O secretário de saúde Felipe Machado acompanhou o trabalho de recolhimento de resíduos e visita dos agentes de endemias. 

Em sete mutirões já realizados foram retirados 700 caminhões de entulhos. Ou seja, mas de 700 milhões de quilos.

Por Claudia Lima

Comentários