SEGUNDA, 13/07/2020, 15:16

No Paraná, 41.617 pessoas deram entrada no Seguro-Desemprego. A maioria, pela internet

Os dados oficiais do governo federal não revelam a quantidade de pedidos feitos por londrinenses por meio do site. Mas, segundo a prefeitura, é atendida presencialmente uma média de 60 pessoas todos os dias no SINE

No Brasil, no mês de junho foram contabilizados 653.160 requerimentos ao Seguro-Desemprego, modalidade trabalhador formal. E segundo dados do Ministério da Economia, do total de requerimentos, 443.492 (67,9%) foram realizados pela internet. No Paraná, em maio foram 62.634 pedidos, sendo 55,3% pela internet e no mês passado esse número foi de 41.617 solicitações do benefício, sendo 19.622 pela internet.

O secretário municipal de trabalho, emprego e renda, Elzo Carreri afirma que os dados federais não revelam a quantidade de pedidos feitos em Londrina. Mas, considerando a grande demanda de atendimentos presenciais pelo SINE é possível imaginar que o número de solicitações pela internet também tenha sido alto.

Segundo dados do Caged (Cadastro de Empregados e Desempregados), Londrina já perdeu mais de cinco mil empregos desde o início da pandemia. Os setores mais atingidos foram o serviço e o comércio. O atendimento presencial para entrada no Seguro-Desemprego começou com 200 pessoas por dia e agora, de acordo com o secretário, estabilizou. Cerca de 60 pessoas agendam horário no SINE todos os dias.

O secretário comenta que, apesar dos números altos de desemprego, algumas empresas continuam contratando. Isso mostra, na opinião dele, que a cidade não está parada. Alguns setores ainda ofertam vagas.

O atendimento presencial é feito na agência do SINE, que fica na rua Pernambuco, no centro, das 8h às 14h apenas para as pessoas que tiverem o agendamento previamente realizado. A agenda é aberta ao meio dia, no site da prefeitura, que é o www.londrina.pr.gov.br/sine. O sistema fica disponível enquanto houver vaga e é reaberto novamente ao meio dia do dia seguinte.

Por Claudia Lima

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