SEGUNDA, 26/08/2019, 06:35

Nova modalidade de financiamento imobiliário da Caixa começa a valer hoje

Sinduscon norte recebe corretores e construtoras para apresentar as mudanças e taxas para o crédito.

Começa a valer hoje o novo modelo de crédito imobiliário disponibilizado pela Caixa Econômica Federal. A nono financiamento será calculado pelo IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, de acordo com a taxa da inflação.

O Sinduscon norte recebeu na semana passada corretores e construtoras na sede em Londrina para abordar o tema com especialista no assunto pela Caixa Econômica Federal.

De acordo com o diretor imobiliário do Sinduscon norte, Olavo Batista Junior, a intenção de trazer o tema para os interessados é manter principalmente os profissionais da área no mesmo conhecimento para novos negócios.

A diferença é que as parcelas vão ter reajustes de acordo com a inflação anual.

Para Olavo a mudança vai ampliar o número de pessoas que terão acesso ao financiamento imobiliário.

Hoje os juros para financiamento estão entre 8,5% a 9,75%, esses juros vão cair mais que a metade e vão variar entre 2,95% e 4,95% ao ano. Mas será somada a correção da inflação anualmente às parcelas, ou seja, as parcelas começam com valores baixos e podem subir de acordo com a inflação. Hoje as parcelas mantém um valor no início e podem ser reduzidas conforme o pagamento, e os financiamentos podem ser feitos em até 35 anos. Agora na nova modalidade de financiamento o parcelamento pode ser feito em até 20 anos.

A cota do financiamento é de 80% do valor do imóvel. Atualmente, o valor chega a 90% do preço do imóvel.

A Caixa estima que a mudança aqueça o setor imobiliário. São esperados ao menos 150 mil novos contratos e um lucro de R$ 10 bilhões.

Quem tem recursos no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS poderá usar o dinheiro como entrada na compra de imóvel de até R$ 1,5 milhão.

A assessoria de imprensa da Caixa Econômica Federal informou que não grava entrevista sobre o assunto.

Comentários