QUINTA, 19/05/2022, 13:19

Nova pesquisa indica retomada das vendas em setores do comércio paranaense

Com volta das atividades presenciais, segmentos de calçados e vestuários apresentaram altas expressivas nos primeiros dois meses de 2022.

De acordo com a nova Pesquisa Conjuntural realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR), as vendas no estado têm apresentado uma tendência de recuperação. Os dados, que são referentes ao mês de fevereiro, mostram um crescimento nos negócios em diferentes segmentos.

Os ramos que tiveram maiores altas foram o de calçados, com mais de 17%, e de vestuário e tecido, que registrou um aumento de cerca de 11%. Os setores de óticas, cine-foto-som e de combustíveis também tiveram avanços nas vendas.

Rodrigo Schmidt, coordenador de Desenvolvimento Empresarial da entidade, avalia que os bons resultados estão ligados com o retorno das atividades presenciais.

Por outro lado, no acumulado do ano, algumas áreas estão com o saldo negativo. Entre elas, as lojas de departamentos, com uma queda de 11,80%, e as concessionárias de veículos, com um recuo de mais de 10%. Schmidt aponta que o resultado pode ter reflexos do aumento da inflação e falta de materiais para alguns setores.

Em comparação ao mês anterior, fevereiro ainda teve um resultado negativo, com -2,08%. Já quando os dados são analisados com base no mesmo período do ano passado, o desempenho é praticamente o mesmo observado em 2021.

Ainda segundo o novo balanço da Fecomércio–PR, os segmentos que registraram maiores crescimentos, no acumulado de 2022, até agora, foram de calçados, com 30,10%, vestuário e tecidos, que registrou um aumento de 28,31%; óticas, cine-foto-som, com 21,33%, combustíveis, que teve uma alta de 15,49%, além do ramo de livrarias e papelarias, com 8,17%. 

Comentários