QUARTA, 14/08/2019, 18:41

Nova proposta de reforma administrativa que inclui fusão do Iapar com outras entidades chega a Assembleia Legislativa

Deputados garantem que terão tempo para debater o projeto e apresentar medidas que favoreçam a pesquisa.

O governo do estado enviou os três projetos de reforma administrativa para a Assembleia Legislativa do Paraná, entre eles, está a nova proposta de fusão do Instituto Agronômico do Paraná – Iapar, único órgão do governo estadual com sede em Londrina.

A intenção, polêmica, do governador Ratinho Junior, é criar o Instituto de Desenvolvimento Rural com a fusão do Iapar, do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater, da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná – Codapar e do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia – CPRA.

De acordo com o deputado Tercílio Turini, um amplo debate será realizado com representantes do Iapar e da sociedade civil organizada. A grande preocupação é com o nome da instituição e com o futuro da pesquisa.

Turini ressalta que o governo sinalizou que não haverá regime de urgência para votar esse projeto.

Para o deputado Tiago Amaral, a proposta chegou preservando a pesquisa e trata de assuntos mais técnicos como a preocupação com o futuro dos servidores e incorporação desses profissionais no novo Instituto. Outro fator que não está na nova proposta é a diretoria de pesquisa vai permanecer em Londrina, mas ele garante que isso já foi acordado com o governo.

Funcionários e servidores dos órgãos estão em busca de mais respostas sobre a nova proposta que será apresentada por representantes do Legislativo estadual entre essa e a próxima semana, para opinarem ou apontarem possíveis mudanças no projeto, já que o governo deixou claro que a fusão vai ocorrer.

Comentários