SEGUNDA, 18/12/2017, 20:01

Novos equipamentos vão aumentar capacidade de produção da principal Cooperativa de Recicláveis de Londrina

Cooper Região já responde sozinha por quase 40% de todo o material coletado na cidade

A recém-instalada esteira e os outros equipamentos devem representar uma mudança radical no trabalho da Cooper Região, Em 2016, a cooperativa foi responsável por recolher mais de 4.5 toneladas de recicláveis e, até outubro deste ano, quase 3 mil toneladas.

Os equipamentos foram doados por associações representativas das indústrias de Perfumaria e Cosméticos, de Produtos de Limpeza e de Biscoitos, Massas, Pães e Bolos Industrializados.

O presidente da Cooper Região, Zaqueo Vieira, diz que a Linha de Triagem de Material Reciclável, o Moinho de Vidro e as Esteiras para separação dos materiais vão melhorar, e muito, as condições de trabalho e, o que é melhor, aumentar a produtividade e a renda dos cooperados.

O presidente da Cooperativa afirma que o pessoal ainda precisa se adaptar melhor aos novos equipamentos, mas a mudança já é sentida no dia a dia.

Zaqueo Vieira diz que ainda não tem uma estimativa sobre o aumento da produção com a n etrada em funcionamento das novas máquinas. O presidente da Cooper Região, afirma que os equipamentos vão profissionalizar o trabalho da cooperativa, melhorar a capacidade de produção e agregar valor, por exemplo, ao vidro em cacos, que deve começar ser produzido em breve com o novo moinho.

O sistema de coleta seletiva de Londrina atende 100% do território do município e conta com o trabalho direto de aproximadamente 340 pessoas.

São 18 entrepostos pela cidade, responsáveis pela triagem e comercialização de aproximadamente 750 toneladas de recicláveis por mês, além da Central de Valorização de Materiais Recicláveis, que entre junho e outubro beneficiou e comercializou mais de 250 toneladas de garrafas PET, embalagens longa-vida, papel, papelão e outros itens.

Comentários