QUARTA, 16/10/2019, 19:14

Novos painéis digitais da CMTU devem chegar também à Saul Elkind e Santos Dumont

Equipamento, que já está sendo testado na zona sul da cidade, tem, além de mensagens educativas, refletores para ajudar na iluminação da faixa de pedestres.

O primeiro painel digital em LED instalado pela CMTU começou a funcionar nesta quarta-feira na faixa de pedestre da avenida Inglaterra, na altura da praça Maria Thereza Vieira. A região foi escolhida por reunir, semanalmente, um grande número de pessoas em um evento gastronômico e por conta do novo parque infantil instalado no local.

Os equipamentos exibem frases educativas e quando os botões são acionados alertam sobre a presença de pedestres na faixa. No primeiro dia de funcionamento do novo equipamento na avenida Inglaterra, agentes de trânsito da Companhia orientaram motoristas e pedestres sobre a utilização correta do equipamento. 

O diretor de Trânsito da CMTU, Sérgio Dalben, afirma que a ideia é espalhar os painéis pela cidade e implantar uma campanha educativa permanente sobre a importância da faixa de pedestres.

Outros 15 pontos de Londrina devem receber os painéis. Sérgio Dalben diz que o novo tipo de sinalização vai ser instalado em faixas de pedestres sem semáforo e também terá refletores para melhorar a iluminação no local. Mas, a iluminação especial só será ligada a partir das 18h, enquanto os painéis de LED vão funcionar por 24 horas.

O diretor de Trânsito da CMTU diz que o piloto da avenida Inglaterra vai passar por testes durante aproximadamente duas semanas e após isso os equipamentos vão ser instalados, ainda sem data definida, em faixas de pedestres de outras vias da cidade com grande movimento.

De janeiro a setembro desse ano, Londrina registrou 217 atropelamentos e 11 mortes.

Além das mensagens educativas, os painéis vão ter, no futuro, a possibilidade de incorporar alertas em tempo real, com informações sobre a fluidez do tráfego na região.

Comentários