QUARTA, 12/07/2017, 19:10

Número de dívidas no Paraná cai pelo 14º mês consecutivo

A queda mais expressiva foi no setor de água e luz, que registrou uma redução de quase 38% no número de dívidas.

Londrina

O levantamento da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, Faciap, revela que o estado registrou uma redução de quase 7,5% no número de dívidas em junho na comparação com o mesmo mês do ano passado. Foi a 14º queda consecutiva. A redução mais expressiva foi no setor de água e luz, quase 38%. Para o vice-presidente da Faciap, Claudenir Machado, as pessoas estão priorizando o pagamento das contas básicas para evitar o corte dos serviços. Mas ressalta que é preciso atenção aos débitos com os bancos, que são responsáveis por quase 45% do total de dívidas registradas no Paraná. Esse número, somado aos quase 25% do comércio e os 18% das empresas de comunicação representam quase 90% das dívidas do estado.

Claudenir Machado diz ainda que a liberação do dinheiro das contas inativas do FGTS contribuiu para esses resultados.

Do total de paranaenses que estão inadimplentes, quase 27% têm entre 30 e 39 anos. É a faixa etária com o maior número de devedores no estado. De acordo com Claudenir Machado, é nesta fase da vida que as pessoas estão formando família, comprando apartamento, carro novo, e com isso mais chance de contrair dívidas.

Depois dos consumidores de 30 a 39 anos, aparecem os consumidores com idade entre 40 e 49 anos, que representam 21% dos devedores e os que têm entre 50 e 64 anos, 19% do total.

Comentários