SEXTA, 12/07/2019, 19:14

Número de multas em vagas para idosos e pessoas especiais dispara no primeiro semestre

Diretor de Trânsito da CMTU afirma que fiscalização será intensificada. Idosos agora têm linha direta para denunciar abusos.

Em 2017, foram 804 infrações. No ano seguinte, 842. E só no primeiro semestre de 2019, já foram 625 multas aplicadas a motoristas que desrespeitaram as vagas para idosos e pessoas especiais. No total, de acordo com a CMTU, a cidade tem mais de 420 vagas para idosos e pessoas com necessidades especiais espalhadas por toda a cidade, a maioria na área central.  

O diretor de Trânsito da CMTU, Major Sérgio Dalben, diz que, apesar das campanhas de conscientização feitas pela companhia, a quantidade de multas continua crescendo e que se seguir o mesmo ritmo registrado no primeiro semestre, deve ultrapassar com folga os números registrados nos dois últimos anos. Dalben diz que, por conta disso, a fiscalização será intensificada.

Uma novidade que já está funcionando é a linha direta criada pela CMTU para os idosos enviarem reclamações sobre motoristas que não respeitam a vaga especial.

A infração é considerada gravíssima e a multa para quem desrespeita as vagas especiais é de R$ 293. O motorista ainda ganha sete pontos na carteira de habilitação. Sérgio Dalben explica ainda que quem estaciona em vagas especiais de estabelecimentos particulares, como shoppings e supermercados, também está sujeito à multa.

O número da CMTU para denunciar motoristas que despeitam as vagas especiais é o 3379-7607.

Comentários