TERCA, 17/08/2021, 17:07

Número de testes realizados para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis quase dobra em Londrina

Para aconselhadora do Centro de Testagem e Aconselhamento, campanhas de ampliação no atendimento foram decisivas para aumento na adesão aos exames.

De acordo com o levantamento divulgado, na última semana, pela Secretaria Municipal de Saúde, 1.554 pessoas realizaram exames para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), de janeiro a agosto deste ano. Este total é quase o dobro de todos os atendimentos realizados pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) durante o mesmo período no ano passado.

A aconselhadora Lazara Rezende atribui o bom desempenho registrado ao longo deste ano à melhora nos indicadores relacionados pandemia, o que deu mais segurança para que a população buscasse o serviço, mas também a estratégias desenvolvidas pela equipe para ampliar o atendimento aos londrinenses.

A clínica vem realizando campanhas, com ampliação do horário de funcionamento em dias específicos, acompanhando datas importantes, como o Dia dos Namorados, no mês de junho. A iniciativa possibilita que mais pessoas participem das ações e façam o exame de forma gratuita.

Junto ao crescimento na adesão aos testes rápidos que identificam infecções, como hepatites virais, HIV e sífilis, Lazara alerta que a quantidade de confirmações também apresentou um aumento significativo.

Ela destaca a importância dos londrinenses, em especial os grupos mais jovens, participar das campanhas e aponta que a realização dos exames é fundamental para garantir que o paciente receba um tratamento adequado, além de conter a cadeia de transmissão relacionada à patologia.

De acordo com os dados, desde o início de 2021, ainda três pessoas positivaram para hepatite B e outros oito pacientes tiveram a confirmação do diagnóstico para hepatite C.

Por conta da pandemia, os atendimentos no CTA são feitos por meio de agendamento eletrônico, que pode ser realizado através do site da prefeitura de Londrina. Diariamente, 11 vagas estão disponíveis.

Lazara avalia que a estratégia de ampliação no serviço deve continuar e considera que outras iniciativas podem ser desenvolvidas com objetivo de aumentar o número de testes feitos pelo Centro. Uma nova ação, com horário estendido, está prevista para o próximo mês, em referência ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, em 27 de setembro.

O Centro de Testagem e Aconselhamento atua em Londrina desde 1995, realizando exames de detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis e dando orientações aos pacientes. As pessoas que têm o resultado positivo são encaminhadas para receberem o tratamento adequado por meio da Atenção Especializada.

O CTA funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h, na Alameda Manoel Ribas, região central. Em ações de atendimento ampliado, o espaço fica aberto até às 18h. Para agendar a realização dos testes, basta acessar o site londrina.pr.gov.br.

Por Victor Assis

Comentários