SEGUNDA, 05/04/2021, 12:00

Obras do ‘oitão’ da Madre Leônia Milito sob o viaduto da PR-445 começaram nesta segunda-feira.

CMTU e Secretaria de Obras começam a interditar alças de ligação no entorno do shopping Catuaí e o tráfego de veículos sentido bairro-centro estará em meia pista.  

A Prefeitura de Londrina começou nesta segunda-feira (5) a fazer as primeiras interdições para iniciar a obra de adequação geométrica, o chamado “oitão”, no trecho de cruzamento entre Avenida Madre Leônia Milito e a rodovia PR-445, na zona sul.

O projeto da obra, desenvolvido pelo Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina), prevê duas rotatórias próximas, formando o traçado do número oito. Elas serão executadas próximo ao pontilhão da rodovia.

De acordo com o secretário municipal de obras, João Verçosa, a expectativa é que a obra fique pronta em 120 dias.  Segundo ele, nesses quatro meses as interdições e a obra serão feitas por etapa para tentar minimizar o impacto no transito intenso da zona sul de Londrina e acesso ao shopping. As alças de acesso que ficam à direita de quem segue sentido bairro centro ficaram interitadas, o fluxo  para quem sai da região sul até o centro também ficará em meia pista.

O intuito é melhorar o fluxo de veículos na região, trazendo mais segurança a motoristas e pedestres. As calçadas do entorno do viaduto, hoje degradas, também começaram a ser reformadas.  A mudança também vai ajudar a fluidez permitindo outras possibildades de acesso aos motoristas.

O oitão é semelhante ao traçado feito na Airton Sena com o viaduto da pr-445 proximo a Unopar, entretano  com diâmetro um pouco menor.  A execução inclui serviços de drenagem, terraplanagem, demolição e retiradas, recape asfáltico, calçadas para pedestres, gramados, entre outros itens. 

A obra vai custar cerca de R$ 1 milhão com recursos da própria prefeitura

Por Guilherme Marconi

Comentários