QUARTA, 03/02/2021, 15:20

Onda de furtos e invasões assusta funcionários de escolas em Rolândia

Pelo menos seis delas foram alvos de criminosos nas últimas semanas. No caso mais recente, ladrão serrou janela para invadir escola e furtar torneiras.

A Secretaria de Educação de Rolândia já não sabe mais o que fazer para conter os furtos nas escolas municipais. Somente nas últimas semanas, pelo menos seis espaços foram invadidos por criminosos. Além de vandalizarem salas e estruturas, os ladrões levam tudo o que encontram pela frente: de computadores a talheres usados pelos alunos na merenda escolar. No último caso, registrado na madrugada desta quarta-feira (3), o criminoso serrou a janela da sala dos fundos para invadir a Escola Municipal Monteiro Lobato, no jardim Santiago. No interior da unidade, ele arrancou pelo menos doze torneiras das pias e bebedouros, além das válvulas de cobre das mangueiras de incêndio. A ação criminosa acionou o alarme do espaço. A polícia chegou a ir até o local, mas o ladrão já tinha fugido. Ele esperou as equipes irem embora e retornou ao colégio. O alarme soou novamente, quando o ladrão tentava levar um microondas e uma caixa de som do local. Assustado, ele fugiu de novo, dessa vez sem furtar nada. A PM fez um patrulhamento pela região e recuperou parte das torneiras e todos os engates das mangueiras no meio de um matagal.

 

A secretária municipal de Educação, Leise de Moraes Camargo, garantiu que a polícia já reforçou a ronda nas imediações das escolas, e que mais medidas devem ser tomadas no decorrer dos próximos dias para evitar novas invasões.

 

Ela também lamentou a grande quantidade de dinheiro público que a prefeitura precisa desembolsar para reparar o estrago deixado pelos ladrões.

 

Enquanto isso, a sensação de insegurança persiste entre professores e funcionários. Ainda mais agora, quando o ano letivo está prestes a ser retomado.

Por Guilherme Batista

Comentários