QUINTA, 04/03/2021, 17:33

ONG MAE identifica "invasão" de javalis na Mata dos Godoy, em Londrina

Animais são encarados como ameaça biológica pelos ambientalistas, já que oferecem riscos à fauna e à flora do parque estadual. Área é a principal de Mata Atlântica do Norte do Paraná.

A ONG Meio Ambiente Equilibrado conseguiu confirmar, nas últimas semanas, que o Parque Estadual Mata dos Godoy, que concentra a principal área de Mata Atlântica do Norte do Paraná, foi, literalmente, invadido por um grupo de javalis. O flagrante foi feito por câmeras instaladas pelos pesquisadores nas árvores do parque para captar a movimentação dos animais que vivem na vegetação. Em três meses, os aparelhos fizeram a captura de 21 registros envolvendo javalis. As imagens mostram coletivos com até 26 animais, que não são naturais da área, circulando dentro da floresta.

Os porcos selvagens são consideradas uma grave ameaça biológica, uma vez que trazem riscos para outros animais e até para a conservação da flora do parque. 

Originário da Eurásia e do norte do África, o javali é considerado uma das piores espécies invasoras de todo o planeta frente à capacidade de adaptação em diferentes ambientes e por ter um comportamento alimentar destrutivo. Eles predam animais nativos e até os domésticos das propriedades rurais próximas, destroem plantações, são vetores de doenças como a raiva e a febre aftosa, e também influenciam negativamente na estrutura física do ambiente, que podem sofrer com a falta de regeneração de árvores e plantas em geral. Quem explica é o gestor ambiental da ONG MAE, Gustavo Góes.

A ONG MAE já avisou a direção do parque sobre a invasão dos javalis. Na avaliação de Góes, o poder público precisa investir em iniciativas para fazer o controle populacional dos animais e, assim, evitar que a situação saia ainda mais do controle.

A pesquisa dos javalis na Mata dos Godoy é inédita, e foi publicada em uma revista científica sobre mamíferos na América do Sul, a Notas sobre Mamíferos Sudamericanos, Volume 3, de fevereiro deste ano. Em documento do IBAMA de 2019, Londrina é apontada como de alta prioridade para controle populacional de javalis devido a aspectos ambiental e socioeconômico.

Por Guilherme Batista

Comentários