QUINTA, 07/12/2017, 19:47

Ônibus Lilás chega a Londrina para atender mulheres em situação de violência

Ideia do projeto é levar os serviços de proteção à mulher aos distritos da cidade.

É a primeira vez que Londrina recebe o Ônibus Lilás. A unidade móvel do Governo do Estado, que presta atendimento às mulheres em situação de violência, chegou à cidade nesta quinta-feira.

O ônibus vai às localidades da zona rural que ficam mais distante e onde os serviços de proteção à mulher não chegam. Entre eles atendimento psicológico, orientação jurídica e de assistentes sociais.

A gerente do CAM, o Centro de Atendimento à Mulher, Lucimar Rodrigues, diz que o ônibus é um facilitador, já que muitas mulheres que vivem na zona rural ficam desassistidas quando o assunto é situação de violência.

A ação faz parte da campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”.

A agenda do ônibus Lilás começou já no dia da chegada. Na quinta-feira, a  unidade seguiu direto para o distrito de Lerroville. O atendimento começou às 9h e foi até às 17h.

Nesta sexta, o ônibus vai a Guaravera. Também no mesmo horário. A secretária interina de Políticas para as Mulheres, Maria Inês de Melo, afirma que dessa vez a unidade vai estar apenas nesses dois distritos.

A unidade móvel também oferece serviços na área da saúde, com orientações para a prevenção do câncer de mama e das doenças sexualmente transmissíveis, além de aferição de pressão arterial, teste de glicose, entre outras atividades.

Comentários