SEGUNDA, 20/11/2017, 00:30

Orlando Pessuti assume presidência do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul

Ex-governador diz que prioridade de sua gestão à frente do banco vai ser uma avaliação completa do orçamento para 2018, além de estreitar as relações com o pequeno e o micro empreendedor da região sul.

Orlando Pessuti assumiu a presidência do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul pelos próximos 16 meses. O ex-governador paranaense substitui o gaúcho Odacir Klein, que por sua vez assumiu a diretoria financeira do banco. O primeiro diretor-presidente da gestão 2015/19 do BRDE foi o catarinense Neuto de Conto.

Como controladores do BRDE, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul se alternam na presidência da instituição. Cada estado assume a administração do Banco por um período de um ano e quatro meses, dentro do mandato dos respectivos governadores. Em entrevista à CBN Londrina, Orlando Pessuti destacou que a primeira atitude à frente da presidência do Banco é fazer uma avaliação completa do orçamento do Banco para 2018, já que 2017 foi um ano difícil.

E uma das primeiras medidas da gestão de Pessuti ocorreu durante a posse, quando foi assinado um memorando de entendimento com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o PNUD. De acordo com o presidente do BRDE, o objetivo da iniciativa é estabelecer uma parceria o programa da ONU em áreas de interesse comum para a Região Sul.

De acordo com Pessuti, o banco deve reforçar as linhas de crédito para o PRONAF, além de se aproximar dos micro e pequenos empreendedores da região.

Fundado em 1961, o BRDE tem 536 funcionários, três agências e 10 espaços de divulgação nas capitais da Região Sul, além de dois escritórios de representação. O Banco tem mais de 35 mil clientes ativos e está presente em 1.083 dos 1.191 municípios da região Sul.

Comentários