SEGUNDA, 25/07/2016, 18:39

Pacientes têm que agendar aplicação de vacinas em Rolândia

Algumas doses estão em falta e devido à baixa quantidade, a secretaria tem controlar a distribuição.

Os moradores de Rolândia estão tendo que agendar horário para se vacinar. O gerente de vigilância epidemiológica, Marcelo Marques Ferreira explica que o motivo da reorganização do atendimento se deu por problemas em todo o Brasil. A secretaria municipal de saúde de Rolândia, assim como de outras cidades, está com o estoque baixo de vacinas para hepatite A, BCG, poliomielite, febre amarela e tetraviral.
O gerente explica que no caso da falta de vacina para poliomielite, por exemplo, o prejuízo não vai ser grande. Trata-se de um reforço para a maioria das crianças, que também será aplicado em setembro, durante a campanha de multivacinação.  

A orientação é procurar um posto de saúde de Rolândia e obter mais informações sobre o agendamento de cada vacina.

O soros antirrábicos, antivenenos, antibotulinicos e imunoglobulinas também estão em falta. Só estão sendo atendidos casos de urgência. Segundo Sônia Fernandes, gerente de imunizações da secretaria municipal de saúde, em Londrina não tem as doses de vacinas de poliomielite por causa da proposta de mudança do Ministério da Saúde. A tetraviral está com estoque baixo e também está sendo aplicada mediante agendamento nos postos de saúde. A BCG e febre amarela estão com o estoque normal, assim como os soros.

Por Claudia Lima

Comentários