SEXTA, 13/11/2020, 19:18

Para aproveitar bem a Black Friday o consumidor deve estar atento desde já

Procon dá dicas e faz recomendações para evitar que o desejo de fazer bons negócios se transforme em frustração.

A última sexta-feira no mês de novembro já é esperada pelos consumidores brasileiros. É a Black Friday, uma data tradicional nos Estados Unidos e que pegou por aqui, por oferecer produtos com descontos acima do comum. Mas será que essas promoções são realmente boas? O coordenador do Procon, Carlos Vaz, ensina que é preciso começar a prestar atenção aos preços desde já, pra poder ter certeza de fazer um bom negócio no dia da liquidação.

A pandemia acelerou a tendência das compras on-line e muitos produtos devem ser ofertados com descontos maiores na internet. Quem optar por essa modalidade deve saber que tem 7 dias para se arrepender da compra, após receber o produto. O PROCON também recomenda atenção ao escolher os sites de vendas.

É preciso tomar muito cuidado com pagamentos feitos diretamente à pessoa física. Se o consumidor não conhece o fornecedor, é melhor optar por boleto ou cartão. Além disso, é interessante registrar a negociação, explica Vaz.

Todos os produtos devem apresentar o preço à vista e o parcelado, para que seja possível monitorar as taxas aplicadas. Além disso, as informações sobre cada item devem estar em português, de modo que o comprador possa conferir suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade e origem, além das possibilidades de risco.  Neste ano, a Black Friday cai no dia 27 de novembro.

Por Livia de Oliveira

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