SEGUNDA, 04/06/2018, 06:45

Paraná é destaque nacional em doação de órgãos

O número de transplantes bateu recorde no 1º quadrimestre desse ano, só em abril foram 50 doadores por milhão no estado, números que superam a média mundial.

O Paraná é destaque nacional em doação de órgãos considerando que no mês de abril houve 50 doadores por milhão.

De acordo com a coordenadora da Organização da Procura de Órgãos, Ogle Bacchi, esse é um recorde mundial, que coloca o estado perto do País que é modelo em transplantes, a Espanha.

O Paraná tem hoje mais de 2 mil pacientes aguardando por algum tipo de transplante. A maior espera são para os pacientes que precisam de rim, esse número chega a 1,5 mil pacientes desse montante, o restante são para pacientes que precisam de transplante de coração, fígado e pulmão.

Os pacientes que precisam de transplante de córnea não esperam na fila, só fazem os exames e já são encaminhados para a cirurgia, já que as filas estão zeradas.

Ogle ressalta que os trabalhos envolvem uma rede que vem desde a atenção básica em assistências às famílias até o pós-cirúrgico, que precisaram de mudanças e precisam de adaptações para atender a demanda. 

No próximo dia 7, representantes das Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos e as Organizações de Procura de Órgãos vão receber homenagem no Palácio Iguaçu pelos recordes em transplantes.

Comentários